Segunda Parada: Curitiba

Apesar de terem nos sugerido vários destinos em Santa Catarina, já conhecíamos a maioria. E queremos ir o mais longe que pudermos, por isso é melhor começarmos com uma distância maior do que Florianópolis – Joinville. Mas não queremos dirigir muito mais que 8 horas por dia… É, acho que vocês já entenderam ;)

Bem, escolhemos Curitiba como segunda parada. Chegaremos lá no dia 3 de janeiro de 2011 na hora do almoço. Já conhecemos a cidade também, mais vai ser mais uma boa oportunidade de reencontrar o amigo @flaviosilveira e sua esposa.

Quantos dias devemos ficar em Curitiba (1, 2 ou 3)? O QUE podemos conhecer? QUEM podemos conhecer? Aceito sugestões e convites, aqui nos comentários :)

Confira também

Comentários

  1. Opa, olá a vocês!

    Bom, eu já morei em Curitiba então acho que posso dar algumas dicas!

    Passar uns 3 dias é bom, mas se puderem passar mais acho que seria melhor =)

    Lugares para conhecer: Praça do Japão, Bosque do Papa, Bosque Alemão, Parque Barigui, Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense.

    A cidade inteira, como já devem saber, é linda e cheia de lugares para conhecer, mas estão aí as minhas dicas ;)

    Abraços de Brasília.

  2. Olá Ricardo,

    Ótima escolha virem conhecer Curitiba, sou suspeita em dizer isso, pois moro aqui desde que nasci rs

    Curitiba nessa época não estará muito movimentada, pois muitos dos que moram aqui estarão nas praias do litoral do PR e de SC.

    Fiquem uns 3 dias por aqui para aproveitar com calma. Em um dia de sol, façam um passeio com o ônibus Jardineira, que percorre os principais pontos turísticos da cidade.

    Alguns lugares para não deixar de ir: Jardim Botânico, Praça da Espanha, Largo da Ordem (e seus bares). Além de um bom almoço em Santa Felicidade.
    Se puderem aproveitar, conheçam Morretes :)

    Um abraço

  3. Curitiba é muito bom, e tem muita coisa pra conhecer, principalmente parques.
    Caso decidam fazer o passeio de trem (é ótimo, recomendo), ficam as dicas:
    Se estiver muito quente e só tiver a parada em Morretes aconselho não ir. Uma hora lá num dia quente é o suficiente pra tostar, e não tem muito o que ver na cidade. E praticamente só tem o prato típico pra comer, que não é muito agradável em dias quentes.
    Outra, façam a ida de trem, mas peçam pela van pra voltar. Não vale a pena voltar com o trem porque é uma viagem muito demorada, e você acaba passando muito calor, e já está cansado. Sério, não vale a pena mesmo voltar de trem.
    Por enquanto é isso, hehe.

    Beijos.

  4. Embora os pontos turísticos sejam interessantes, é bacana sair um pouco dos lugares mainstream da cidade \o\

    Caminhar pelo centro da cidade é sempre bacana: andar pela Rua XV de novembro, almoçar em um dos restaurantes ou passear pela feirinha que tem no final do ano no final da XV, na Praça Osório. Tem a Praça Tiradentes, com umas escavações históricas bacanas também. Até mesmo caminhar pelas ruas do bairro do Batel com certeza vão render, no mínimo, fotografias lindas =)

    (e também as canelas molhadas, se estiver chovendo e vocês se aventurarem mesmo assim)

    De qualquer maneira, explorem os lugares ao redor de onde vocês ficarem hospedados. Vão ficar em hotel? Casa de amigos? Haha sempre que eu recebo amigos em casa, levo pra caminhar paralelamente à um trilho de trem perto de casa! É um lugar incrível e florido, uma paisagem linda, perfeito pra uma caminhada de manhã ou no final da tarde, rende fotografias lindas… e está ali, bem do lado de casa! Curitiba tem desses lugares nos bairros, hah

    E fiquem de olho nos barzinhos da Avenida Batel (alguns interessantes como Sherindan’s, Peggy Sue) e os restaurantes de frutos do mar da Rua Mateus Leme (um pouco caros, mas ótimos como o Bar do Victor e o Albatroz. Na Mateus Leme também tem o Comedy Club, stand up beeem bacana

    Ah, fiquem espertos também com o horário de funcionamento dos lugares no dia 1º. Se não me engano, a maioria dos lugares fecha haha. Os parques provavelmente estarão abertos, mas tem que conferir. Alguns shoppings não abrem e outros abrem só a pç de alimentação.

    Comentando um pouco mais do mainstream, a feira de artesanato de domingo de manhã do largo da ordem é imperdivel! Se forem, procurem chegar mais cedo, até umas 9h, porque normalmente depois disso, lota! Se quiserem almoçar por ali, tem varios restaurantes bacanas no próprio largo, mas um pouco mais pra cima tem um restaurante ótimo em clima de piratas chamado Tortuga! Vejam na internet se os preços e localização combinam com o que vcs pretendem =)

    Falei demais? haha 3 dias é muito pouco pra ficar aqui!

  5. Bom, as pessoas ai de cima já falaram QUASE tudo. Só acho que 3 dias será pouco para conhecerem tudo. Sugiro no mínimo 4.

    A dica da Paula é interessante. O passeio de trem na Serra é imperdível (www.serraverdeexpress.com.br). E pergunte, na hora de comprar o bilhete, sobre a cabine que tenha o guia (a mais barata não tem, e na vez que eu fui com minha esposa eles não informaram isto).

    Outro passeio interessante é no Parque Tanguá (o ônibus turístico passa lá). E dependendo do dia que vocês forem, vale passar mais do que alguns minutos apenas no Parque Barigui e no Jardim Botânico.

    E quando estiverem no parque Barigui, não esqueçam de dar um pulinho no Shopping barigui que fica em frente e é bem bacana também.

  6. Ah, adorei as dicas. Minha irmã mora em Curitiba e passei férias nesse ano lá. Quero voltar ano que vem e com certeza vou conhecer lugares que não fui com ajuda de vcs. Bjus!

  7. Olá!! Moro em Curitiba há 2 anos e ainda não conheço todos os pontos turísticos…como já falaram nos comentários acima, a cidade deverá estar vazia nesses dias, então dará para aproveitar bem para conhecer. Uma indicação é pegar a Jardineira, um ônibus aberto que passa por todos os pontos turísticos da cidade, acho que é aproximadamente R$25,00 por pessoa, você pode se informar no site da prefeitura, e tem direito a duas paradas, ou seja, você pode descer em algum ponto turístico, passear, lanchar, e pegar o próximo ônibus.
    Passear pela XV de novembro também é indispensável! Vi que vocês chegam aqui na segunda-feira 03 de novembro, infelizmente não pegaram a feira do largo da Ordem que acontece nos domingos, mas uma sugestão é passear pelo largo da ordem, melhor durante a tarde que tem mais movimento, e é claro, tomar um submarino no Bar do Alemão que fica no Largo!

    Um bom passeio para vocês!

  8. Olá! Eu moro em Curitiba. O pessoal já mencionou os lugares mais “famosos”, rs. Pegar a Linha Turismo é uma boa ideia para visitar vários parques em um dia (Tingui, Tanguá, Opera de Arame, Jardim Botânico, Barigui, São Lourenço etc). Ao lado da Ópera de Arame tem a Pedreira Paulo Leminski, mas não tenho certeza se ela está aberta para visitação.
    A Feririnha do Largo da Ordem é essa do domingo de manhã, recomendo chegar cedo, pois no meio da manhã já está quase intransitável. Vcs vão ver todo tipo de gente no Largo da Ordem!
    Falam muito da comida italiana de Santa Felicidade. Olha, alimenta mais aos olhos, por ser um lugar bonito, do que o estômago…salvo se gostarem de frango frito com polenta, rs (brincadeira, tem mais algumas outras coisas, rs).
    O Bar do Alemão no Largo da Ordem é parada obrigatória! Animado e comida boa. Se vcs gostarem de balada podem escolher qualquer bar da Avenida Batel.
    Ahh, não sei se na cidade de vcs tem IMAX, se não, vale a pena ir ao Shopping Palldium e assistir um filme (tela de 300m²).
    Tem também a Torre da Telepar, ou melhor, Torre da Oi, rs, que fica nas Mercês. A vista da cidade lá de cima é linda!
    Não muito longe do centro tem o Zoológico, bem legal!
    O Mercado Municipal vale a pena visitar (fica na frente da rodoviária).
    Se eu souber do que vcs gostam mais, fica mais fácil indicar lugares. Fiquem a vontade para me escrever. Abraços

  9. Para se visitar os principais pontos, sugiro utilizar a Linha Turismo. É um city tour que dá direito a quatro viagens; depois de iniciar o passeio, é possível descer três vezes para conhecer melhor algum ponto e depois pegar outro ônibus. Gostei muito! Não tenho certeza, mas acredito que se possa utilizar os bilhetes em dias diferentes. http://www.guiacuritiba.com.br/turismo/jardineira.php