O GPS é meu guia e nada me faltará?

Tudo bem que meu GPS é um Foston, mas o programa que roda nele é um iGO! Tudo bem que deve ser pirata… mas isso também não justifica!

Primeiro eu gostaria de esclarecer alguns dados técnicos que muita gente confunde: o GPS descobre a sua posição (latitude e longitude) no globo terrestre. Só isso. Aí alguém vai lá, desenha o mapa e coloca dentro do aparelho GPS que, usando sua posição, descobre onde você está no mapa. A partir de alguns cálculos matemáticos (que aprendi na matéria de grafos no curso de Ciências da Computação), ele calcula o melhor caminho entre um ponto e outro no mapa. Se aparecer “perda de sinal GPS” no seu aparelho, aí é culpa do GPS. Senão, é culpa do mapa. Uma atualização deveria resolver esse problema. Deveria…

Pois na última viagem que fizemos, para conhecer o Paraguai, bem no meio da viagem, a estrada que trafegávamos não estava desenhada no mapa. A flechinha que simboliza nosso carro passeava por uma imensidão verde na tela e o aparelho não sabia me dizer para onde ir. Pelo menos as estradas eram bem sinalizadas.

Para evitar isso, atualizei o software do GPS para a última versão. Mas na última terça-feira, quando eu ia de Blumenau para Curitibanos, o GPS sugeriu uma rota e eu resolvi seguí-la. Já passavam das dez horas da noite quando ele indicou que eu deveria entrar em uma estrada e após 8 km eu estaria na SC 470. Era uma estrada de terra, com muito mato dos dois lados. Poucos metros na estrada e eu já passava por uma ponte de madeira, provavelmente feita pelos moradores da região. Corajoso como sou (ou não), continuei. Depois de ter andado mais de 2 km entre terra e pedregulhos, passado por outra ponte “rústica”, o mapa se perde e e lá estava eu na imensidão preta (de dia fica verde, de noite preto :P). O aparelho já não sabia mais pra onde eu deveria ir, quantos km faltavam, nada! E eu estava isolado do mundo. Tive que voltar e procurar o caminho que eu conhecia.

É com esse aparelho que vamos viajar mais de 5.500 km pelo Brasil e viver altas confusões.

Confira também

Comentários fechados.