Ponte da Passagem, Paneleiras e Mercado São Sebastião

Galpão das Paneleiras em VitóriaQuase rolando após cometer o pecado da gula no almoço, atravessamos a bela Ponte da Passagem (não são só Floripa e Brasília que possuem belas pontes), e fomos nas paneleiras.

Paneleiras é o nome dado a um grupo de mulheres que preservam a tradição de fazer panelas de barro onde são servidas as muquecas. Elas possuem uma sede onde é possível acompanhar todo o processo de criação das panelas, desde a modelagem com o barro ainda mole até a panela pronta para venda. Uma aula, muito interessante!

Outra opção para os turistas fornecida pelo site da prefeitura de Vitória é o Mercado São Sebastião:
“O Centro de Referência do Artesanato Capixaba funciona no Mercado São Sebastião, prédio de arquitetura neocolonial construído na primeira metade do século XX. O espaço abriga exposições de artesãos, comercialização de produtos e lanchonete. Nos 14 boxes é possível comprar especiarias, condimentos, licores, alimentos artesanais e lembranças tematizadas sobre Vitória e o Espírito Santo.” Mas tirando a estrutura do mercado que é linda, o passeio foi um pouco frustante, pois havia poucos boxes em funcionamento e a maioria dos artesanatos não eram tematizados como dizia o site.

Ponte da Passagem em Vitória

Paneleiras em Vitória

Mercado São Sebastião em Vitória

Confira também

Comentários

  1. Estou procurando a Sra Cida paneleira, que conheci no ano passando aqui em Guarata,em um bazar de Natal. Gostaria de encontra-la. obrigada