Seguro Schengen – Obrigatório para Europa

Está planejando viajar para Europa? Saiba que há a obrigatoriedade ao turista brasileiro de contratar um seguro de viagem conhecido como Seguro Schengen.

O Tratado de Schengen é um acordo assinado entre países da Comunidade Européia (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Áustria, Portugal, Espanha e Suécia) que estabelece a obrigatoriedade de que os turistas visitando esses países comprovem possuir uma Assistência a Viagens com valor mínimo de 30.000 euros para garantir assistência médica por doença ou acidente.

Em uma breve pesquisa pelo Google, é possível encontrar várias empresas oferecendo o seguro.

O grande “pulo do gato“é que comprando suas passagens aéreas com alguns cartões de crédito, além de acumular pontos para posterior troca em programas de milhagem, você tem direito ao seguro em questão de forma gratuita.

No meu caso, efetuei as compras na função crédito com o Ourocard Platinum Visa emitido pelo Banco do Brasil e pude emitir a apólice do seguro diretamente com a empresa securitária do Grupo AXA.

Consulte a instituição emitente do seu cartão e certifique-se do benefício e procedimentos para emissão.

Além da obrigatoriedade do seguro Schengen, atente-se para algumas outras exigências para não ter contratempos:

  • Passaporte com validade superior a 6 meses;
  • Passagem aérea de ida e volta com permanência máxima de 90 dias.
Lembrando que o cumprimento dessas formalidades fica a critério de cada país. Os turistas que não cumprirem as exigências poderão ter sua entrada no país negada.
Na última viagem que fiz, não precisei apresentar documento algum. Mas, por via das dúvidas, é melhor garantir.

Confira também

Comentários fechados.