Moro aonde vocês tiram férias

Por morar em uma cidade turística como Florianópolis durante a maior parte da minha vida, estou acostumado com a invasão de turistas nos verões. Milhares de gringos, com seus carros fazendo barbeiragens no trânsito, falando apenas espanhol e nada de português… E qual não foi a minha surpresa quando chego ao Uruguai e descobro que é cheio de brasileiros por aqui no verão!? Onde quer que se vá, só se ouve português.

Como turista, ano passado pelo Brasil e nesse ano no exterior, tenho algumas observações a esclarecer aos moradores locais: As barbeiragens no trânsito acontecem, pois além de não conhecer nada da cidade, o mapa do GPS nem sempre é preciso. Esse é o motivo de eu ter tantos pontos na carteira :P Tenham paciência conosco! E sobre não falar nada do idioma local, quando cheguei aqui eu achava que seria um dos poucos que não falaria espanhol. Agora vejo os atendentes tendo que explicar as mesmas coisas repetidas vezes, para todos os desentendidos como eu. Tenham paciência…

Agora, para quem vai fazer turismo, que tal um pouco de bom senso? No porto, enquanto um grupo de músicos tocava e dançava El Candombe no calçadão, um turista brasileiro comentou ao meu lado, com o atendente do café: “Lá no Brasil se chama candomblé e tocam muito melhor do que aqui”. Candombe não tem nada a ver com candomblé, e é muito diferente da Timbalada! É totalmente “deselegante” vir na casa dos outros e ficar falando que na sua casa é melhor. Viaje para conhecer novos costumes, e não para criar uma competição onde não há ganhadores.

Outro brasileiro na recepção do hotel, após o recepcionista ter lhe passado os principais passeios e destinos turísticos da cidade, perguntou: “Tá, e o que mais tem pra fazer aqui?”. Fiquei esperando que o recepcionista respondesse “Trabalhar. É isso que faço todo dia aqui na cidade”. Não são todos que estão de férias. Tratem-los bem. E, de novo, viaje para conhecer os costumes da cidade! Vá ao centro e tente misturar-se. Será o melhor passeio.

E nesse domingo, que resolvemos fazer um passeio de ônibus de excursão até Punta Del Este? É bom, pois evita perder-se, estresses do trânsito, batidas e pedágios. O ônibus para em vários pontos turísticos no caminho, e isso gera uma das maiores desvantagens desse tipo de passeio: sempre tem um que demora a voltar. E depois ainda vem comentando “Olha essas fotos do logo-marinho. Valeu a pena atrasar!”. Amigo, valeu a pena pra você que viu o logo-marinho. Pra mim, que ficou esperando no ônibus e não vi nenhum logo-marinho, não valeu nem um pouco a pena.

Pareci estressado, né? Hehehehe Mas não estou não. Estou curtindo muito a viagem. Só quero deixar esses toques pros viajantes. Se tiver algo a acrescentar, deixe aí nos comentários.

Delcastanher no Porto de Montevideu Uruguai

Confira também

Comentários

  1. Daora Bobbie! Assino embaixo tudo que vc disse aí! Cara, depois quero pegar uns outros detalhes contigo quando voltarem das férias… continuem aproveitando aí!!!

  2. Sensacional ! Ótimas observações. Pensem em conhecer novas culturas e aprender um pouco. Isso já fará da sua viagem um passeio inesquecível.

  3. Olaah! Adorando ler tudo sobre o uruguai mas fiquei curiosa em saber como vcs acertaram esse passeio a Punta e tb o da casa de show e jantar =D Preciso acertar meus passeios tb.. em breve estarei por la!! Obrigada!!