Festival Gastronômico de Treze Tílias

Assistindo ao jornal local, gulosa e louca por viajar que sou, interessei-me por uma reportagem sobre o 1º Festival Gastronômico de Treze Tílias. E se estamos tão pertinho de Treze Tílias (149 km), por que não!? Busquei mais algumas informações no Google e como já tínhamos compromissos durante o dia de sábado, fomos a Treze Tílias apenas para jantar. Apesar de ser um bate-volta, valeu muito a pena!

Viagens de Casal no 1º Festival Gastronômico de Treze Tílias

Devido ao horário que chegamos (aproximadamente 20h), fomos direto à Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Treze Tílias para a Knödelfest experimentar o típico Knödel com Gulasch (bolinho austríaco feito de pão amanhecido, trigo, ovos e pedacinhos de salame e bacon acompanhado por um delicioso molho com carne muito macia). Ainda de sobremesa, Knödel de chocolate com sorvete (praticamente uma versão austríaca do petit gateau). Adorei esta experiência gastronômica. Tudo muito simples, mas deliciosamente saboroso!

Knödel com Gulash na KnödelfestKnödel de chocolate com sorvete na Knödelfest

Curiosidade: o Knödel é um prato tipicamente tirolês, que segundo uma lenda popular, ficou famoso quando foi servido por camponeses ao Imperador austríaco Franz Josef e a sua esposa Elisabeth (Sissi).

No local também havia uma lindíssima exposição de esculturas em madeira, que apresentava uma obra de cada um dos 23 artistas do município, além de um presépio maravilhoso onde cada peça é doação de um escultor.

Esculturas em madeira Treze Tílias Santa Catarina

Compramos pão de mel e bolachas artesanais e embarcamos rumo a nossa casa, satisfeitos pelo que vivenciamos. Parabéns à organização pela iniciativa de fomentar o município e proporcionar ao turista um pouquinho da cultura austríaca. Ah…as pessoas foram muito receptivas e atenciosas, parabéns mais uma vez!

Produtos Artesanais Treze Tílias Santa Catarina

Para os interessados, o festival que começou dia 21 e vai até 29/07/2012, tem comida típica austríaca, circuito gastronômico nos restaurantes do município, apresentações culturais, oficinas gastronômicas, escolha das dez receitas austríacas que farão parte do “Memórias Culinárias de Treze Tílias” e muito mais.

Programação do 1º Festival Gastronômico de Treze Tílias

Circuito Gastronômico do 1º Festival Gastronômico de Treze Tílias

Folder do 1º Festival Gastronômico de Treze Tílias

Confira também

Comentários

  1. Oi Vá! Vc percebeu que a maioria dos escultores de Treze Tílias tem sobrenome Thaler? Todos parentes do nosso professor, a irmã dele faz peças lindas, meus pais compraram presépios e outras coisas dela há um tempo atrás. É uma cidade mto charmosa né? Bjinhos

    • Oi Ci,

      Reconheci o sobrenome sim, mas não sabia que eram parentes do professor! Realmente são artistas muito talentosos, vi obras belíssimas.
      A cidade é um destino turístico imperdível em Santa Catarina!

      Bjão e obrigada pela visita ao blog!