O Japão no coração de Santa Catarina

Acredito que, como eu, poucas pessoas sabem que há um pedacinho do Japão no coração de Santa Catarina. E só fiquei sabendo disso quando assumi minha vaga em Curitibanos e alguns colegas do escritório comentaram sobre uma tal de Casa Octogonal Japonesa que ficava em Frei Rogério (30km de Curitibanos).
Curiosa que sou e simpatizante pela comida e cultura japonesa fui logo me informando e descobri não só uma casa, mas uma rica experiência cultural que vale a pena vivenciar e por isso compartilho com vocês.

A Casa Octogonal é um casa que como o próprio nome diz possui oito lados ;) Construída com o apoio do Japão tem como objetivo ser um local de encontro e preservação da cultura japonesa. A cada domingo uma família da comunidade japonesa de Frei Rogério se reunia e fazia o almoço que era servido ao público. Sushi, tempurá e yakissoba servidos por pessoas que muitas vezes mal falam português, mas tem orgulho de mostrar sua cultura. E num canto do salão, uma pequena exposição com livros (de trás para frente claro!), de artesanatos e produtos agrícolas, fruto de seu trabalho. Encantadora também é a decoração do salão, cheia de tsurus descendo do teto! Curiosidade: o sushi que comemos aqui é muito maior do que estamos acostumados e também possui omelete no lugar do peixe, fato completamente compreensível quando se está a 330 km do litoral.
Infelizmente por falta de visitantes a Casa Octogonal ficou um tempo fechada e hoje atende apenas no segundo domingo do mês. Mas é possível conhecê-la por fora ou visitá-la durante a Sakura Matsuri.

Casa Octogonal Japonesa Frei Rogério Santa CatarinaTsurus JaponesesArtesanato Japones Curitibanos Santa CatarinaViagens de Casal na Casa Octogonal Frei Rogério Santa Catarina

Monumento Sino da Paz e museu: seguindo de carro por um caminho cercado de verde é possível avistar de longe no topo de um morro um monumento. É um tsuru gigante de concreto construído por um morador japonês para celebrar a paz. Ao visitar o museu descobre-se que esse cidadão nada mais é que Kazumi Ogawa, um dos sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, que depois de muitas mudanças acabou fixando morada em Frei Rogério. Em seu próprio terreno construiu este monumento como um pedido de paz ao mundo e posteriormente, com o reconhecimento do Japão e do Brasil, recebeu um museu onde há uma exposição com imagens da guerra e a apresentação de um documentário sobre a bomba e sua vida. Se tiver sorte, você pode encontrar o senhor Ogawa e até aprender com ele a fazer o origami do Tsuru. Está exposto neste museu um sino tradicional japonês, do qual só existem mais dois no mundo (um em Hiroshima e outro na sede da ONU nos Estados Unidos). A ideia inicial era de que o sino ficasse pendurado no monumento, mas devido seu valor histórico e cultural é pendurado somente em festividades, ficando a maior parte do tempo exposto no museu.

Sino da Paz Frei Rogério Santa CatarinaMuseu da Paz Frei Rogério Santa CatarinaSino Japonês Frei Rogério Santa CatarinaKazumi Ogawa ensinando origami

Sakura Matsuri é a festa da florada da cerejeira comemorada pela comunidade japonesa no mês de setembro. Uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da sua cultura, visto que tem na programação apresentações de danças, de kendô (luta típica) e cerimonial do chá, ensino da escrita japonesa e do preparo do moti-tsuki (bolinho de arroz), além de comidas típicas e exposição de produtos orientais. A festa ocorre em um belo parque onde é possível um agradável passeio pelas cerejeiras floridas.

Parque Sakura Frei Rogério Santa CatarinaSakura Matsuri Frei Rogério Santa CatarinaApresentação japonesa durante a Sakura Matsuri em Frei Rogério Santa Catarina

Conheça Frei Rogério e aproveite a oportunidade para percorrer a bela Rota da Amizade, da qual fazem parte também Fraiburgo, Joaçaba, Treze Tílias, Piratuba e Videira. Ou conhecer Curitibanos ;)

Viagens de Casal na Florada da Cerejeira em Frei Rogério Santa Catarina

Confira também

Comentários