Turismo em Ituporanga – Santa Catarina

No dia nove deste mês, acompanhados de nossa pequena viajante de 3 meses e 9 dias, saímos de Curitibanos rumo a Ituporanga (137 km de distância). Mais do que colocar o município no nosso check list de cidades catarinenses que já conhecemos, o motivo desta viagem era especial: prestigiar o enlace matrimonial dos queridíssimos amigos Jamile e Rodrigo. Mas é claro que também deu post ;) Afinal, o casal, super preparado, colocou no seu blog dicas dos pontos turísticos do local do casamento e nos deixou curiosos!

Para quem não conhece, Ituporanga está localizada no Alto Vale do Itajaí, próximo a Rio do Sul. A cidade ostenta o título de Capital Nacional da Cebola, pois além de abastecer o mercado interno, também exporta cebola para a Europa. A agricultura, de hortaliças e outros produtos, é a base da economia.

Localizaçao Ituporanga SCChegamos na cidade debaixo de chuva e como os pontos turísticos eram ao ar livre o jeito foi ir para o hotel descansar…

Ficamos hospedados no Hotel Jardim Bulevard. Um casarão histórico, todo restaurando pelas irmãs arquitetas Bianca e Bárbara, mas que ainda mantém muito da sua estrutura original, como janelas, portas, piso, forro, telhado e telhas. Datado entre 1915-1930 e de arquitetura típica do norte da Alemanha, o hotel não deixa de ser um ponto turístico da cidade. Foi construído pela família alemã Jensen, para abrigar sua moradia e a empresa Colonizadora, uma especie de “imobiliária” responsável por vender lotes coloniais de Ituporanga até Blumenau com o objetivo de promover o povoamento da região. Charmosíssimo e super aconchegante, o hotel é bem localizado e o atendimento muito gentil e hospitaleiro, principalmente da Dona Adelina (um encanto de pessoa). Era engraçado, pois mesmo estando em um hotel, conseguíamos nos sentir em casa. Acredito que isso seja resultado da decoração do local, da riqueza e amor de cada detalhe (como a mesa de café, por exemplo!) e do carisma no atendimento. Ah… também são super preparados, pois havia até um berço portátil para a Laura poder dormir tranquila. E os papais também ;) No hotel há WiFi grátis, nem preciso dizer que conquistaram o Ricardo! Ficamos simplesmente encantados com o hotel e a forma como fomos recepcionados em toda nossa estadia. Esteja você visitando a cidade ou apenas de passagem pela região, nós recomendamos!
Hotel Jardim Bulevard Ituporanga SCMesa café da manhã Hotel Jardim Bulevard Ituporanga SCAcomodações resolvidas, era hora de ir para o casamento. A cerimônia aconteceu na Igreja Matriz Santo Estevão (1954), que como toda matriz possui arquitetura e beleza únicas. Acompanhado da cerimonia de casamento, este ponto turístico tornou-se ainda mais emocionante.

Igreja Matriz Santo Estevão Ituporanga SCO casamento estava simplesmente divino. Tudo chiquíssimo e os noivos, lindos! A Laura, mais uma vez, demonstrou-se parceira não só para viagens, mas também para eventos sociais, comportando-se muito bem (dormiu o tempo todo, mesmo com o som alto).
ViagensDeCasal casamento Jamile e Rodrigo em ItuporangaNo dia seguinte, com a colaboração do tempo, aproveitamos para conhecer mais a cidade…
Pela manhã fomos a Gruta Nossa Senhora de Lurdes (1949). Onde seguindo por uma alameda chegamos a um portal que dava inicio a um caminho repleto de curvas, cada qual com sua placa representando o calvário. Ao final, sob uma imensa pedra, encontrava-se a gruta. Segundo relatos, a cachoeira que ali há, caía por sobre a pedra formando uma verdadeira cortina d’água. Mas hoje, foi encanada para permitir a visitação no local. O verde, a água caindo por entre as folhagens e o silêncio tornam o local um santuário por si só. Em uma das curvas há uma curiosa árvore, conhecida por Maria Mole, que possui um vão em sua base. Ótima para tirar umas fotos divertidas! Importante: o caminho é todo coberto por uma pedra lisa que com o limo criado pela umidade do local, tornam o passeio bem escorregadio. Vá de tênis!

Gruta Nossa Senhora de Lurdes Ituporanga SC Caminho Gruta Nossa Senhora de Lurdes Ituporanga SC
Gruta Nossa Senhora de Lurdes Ituporanga SC Arvore Maria-mole Gruta Nossa Senhora de Lurdes ituporanga SC

Recomendaram que almoçássemos no Clasen Park hotel, pois aos domingos servem buffet com carnes e variados pratos com peixe. Porém, como o maridão não estava para peixe ;), fomos almoçar no restaurante Caminhos do Vale. O local é simples, mas serve um mignon com queijo e acompanhamentos (arroz, farofa, salada, batata frita, maionese e macarrão) bem caprichado…

Mignon com queijo Caminho do Vale Ituporanga SCÀ tarde, fomos ao Parque Ecológico Ingo Altemburg. Uma verdadeira gracinha este local. Já na entrada, abriga um parque para crianças e equipamentos de ginástica. Mais a frente, por uma trilha toda feita em decks suspensos é possível passear por entre a mata, visitando um abrigo para macacos e aves, um viveiro de plantas, um lago com peixes e o mirante. Muito bem conservado e gratuito, o local é um exemplo de respeito aos munícipes. Imperdível!
Parque Ecológico Ingo Altemburg Ituporanga SC

Lago das Bromelias Parque Ecológico Ingo Altemburg Ituporanga SCPara finalizar, não podia faltar um cafézinho… Paramos na Panificadora Gabiroba, onde experimentamos, além do café, uma cuca de farofa feita com massa de pão.

Alimentados, física e culturalmente, pegamos a estrada rumo ao nosso lar doce lar!

Outros lugares que não tivemos a oportunidade de conhecer, mas que você pode visitar em Ituporanga são: Barragem Sul, Represa Salto Grande, Casa Giratória, Seminário São Francisco de Assis e Parque Nacional da Cebola (local da Festa Nacional da Cebola que ocorre em abril). Infelizmente o site da prefeitura é muito pobre em informações turísticas, apenas cita os locais (#ficadicaprefeitura). Mas com certeza, os receptivos ituporanguenses, gentilmente lhe ajudarão!

Foi um ótimo fim de semana. Espero que também tenham a oportunidade de conhecer Ituporanga, importante cidade para a agricultura e, por que não dizer para a gastronomia nacional. Afinal, que bom prato não pede uma cebola?!

Confira também

Comentários